15/01/2009

Notícias Ambientais

União Europeia vai obrigar a reduzir consumo de energia dos electrodomésticos

A Comissão Europeia está a estudar uma série de medidas para reduzir o consumo de energia dos electrodomésticos, no âmbito do objectivo da UE de reduzir as despesas em energia em 20 por cento até 2020, escreve a Lusa.

Esta iniciativa surge no âmbito do desenvolvimento da norma comunitária sobre Design Ecológico, que define os princípios, condições e critérios para estabelecer os requisitos ambientais dos produtos.

A legislação não estabelece exigências vinculativas de cumprimento a produtos específicos, prevendo no entanto que se vão adoptando medidas aplicáveis a diferentes artigos, após a realização de estudos de impacto e de serem consultadas as partes.

Entre os electrodomésticos que terão de ajustar o seu consumo de energia estão os televisores de ecrã plano, com a CE a considerar que os fabricantes terão de escolher «tecnologias que gastem menos», não significando no entanto que estes televisores venham a ser proibidos, como explicou o porta-voz comunitário para a Energia, Ferrán Tarradellas.

O porta-voz explicou ainda que, neste caso específico, a Comissão Europeia irá analisar a tecnologia dos diferentes televisores que existem no mercado e avaliará como melhorar o seu rendimento energético.

A EICTA, a associação que representa empresas como a Apple, Canon, IBM, Intel, Microsoft, Nokia, Philips e Sony, sublinhou a este respeito que todas estas tecnologias têm vindo a tornar-se energeticamente mais eficientes e que fizeram «progressos significativos» nos últimos anos.

Retirada de todas as lâmpadas incandescentes até 2012

As empresas prevêem que, se a UE publicar um novo regulamento em meados de deste ano, os fabricantes possam satisfazer os requisitos mínimos após um período de transição, que duraria até ao segundo semestre de 2010.

Neste sentido, a UE prevê a retirada de todas as lâmpadas incandescentes até 2012, trocando com dispositivos mais eficientes, o que resultará na poupança de 40 terawatts por hora (equivalente ao consumo da Roménia ou 11 milhões de lares na Europa) e uma redução de 15 milhões de toneladas de emissões de CO2.

Do mesmo modo, a UE pretende reduzir drasticamente o consumo energético das funções de suspensão dos equipamentos eléctricos, o que poderia reduzir o gasto energético da União Europeia em 75 por cento até 2020, segundo dados da Comissão.

Esta poupança seria equivalente ao consumo total de electricidade da Dinamarca e permitiria evitar a emissão anual de 14 milhões de toneladas de CO2.

in "Portal iol", a 14-01-2009

Sem comentários: