08/01/2009

Cantinho Verde

Sabias que...
  • A iluminação numa casa é responsável por pelo menos 10 a 15% do consumo eléctrico total de uma habitação?
  • Uma lâmpada fluorescente compacta (economizadora) pode durar 5 a 10 anos, enquanto que para o mesmo período de tempo são necessárias várias lâmpadas incandescentes?
  • Apesar de serem mais caras, as lâmpadas fluorescentes compactas são um investimento recuperado em pouco tempo devido ao seu consumo reduzido? Podes poupar até 75% de energia ao optares por lâmpadas economizadoras.

O que podes fazer?

  • Quando comprares novas lâmpadas, escolhe sempre as de classe A, também conhecidas por lâmpadas economizadoras, de alta eficiência ou fluorescentes.
  • Tenta utilizar este tipo de lâmpadas sobretudo nas divisões mais utilizadas, como a sala, a cozinha ou o escritório. Em zonas menos utilizadas, a utilização de lâmpadas clássicas não tem tanto impacto ambiental e económico.
  • Limpa as lâmpadas e os encaixes com regularidade. Estima-se que 30% da luz se perca desta forma.

Fonte: Diário do Ambiente (Continente/Quercus, 2008)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite colegas,

primeiramente, achamos este vosso espaço de curiosidades, muito interessante. Obrigada pela sensibilização que estão a desenvolver na nossa comunidade escolar.

Queríamos deixar também o aviso de que a nossa Sondagem 'Que estilo de Música para o nosso Baile?', já está em vigor no nosso blog, logo, agradecíamos que votassem, para uma rápida e eficaz escolha.

Obrigada,
Musicodependentes.