15/03/2009

Notícias Ambientais

Amb3E duplica recolha de REEE em 2008


A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos registou um acréscimo de 50 por cento nas retomas de equipamentos em fim de vida em 2008. Neste ano foram encaminhadas para reciclagem 33 mil toneladas de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, permitindo a Portugal cumprir, pela primeira vez, as metas comunitárias estabelecidas. Os dados foram divulgados ontem por Lamy Fontoura, director-geral da Amb3E.

Até ao final do ano passado foram instalados 349 locais de recepção para os equipamentos em fim de vida, número superior ao estabelecido na licença de actividade da associação. «Ultrapassámos a meta europeia de 4kg por habitante e por ano destes resíduos recolhidos. Para 2009 também pretendemos ultrapassar a meta, de modo a posicionar Portugal como um dos melhores entre os seus pares da União Europeia», asseverou Lamy Fontoura.

As campanhas de sensibilização, quer nas escolas, através do projecto electrão, quer nos vários meios de comunicação, nomeadamente a televisão, foram os grandes responsáveis por este sucesso. Só em 2008 foram gastos cerca de 8 milhões de euros nestas campanhas. Para este ano o valor deverá baixar para perto de metade, tendo em conta a baixa das receitas previstas em virtude da redução dos equipamentos vendidos no mercado.

12/03/2009
Fonte: Portal Ambiente Online

Sem comentários: