05/03/2009

Notícias Ambientais

Vermes anelídeos, vulgarmente conhecidos como minhocas, são os protagonistas no tratamento de resíduos orgânicos e poderão, a breve prazo, começar a tratar o seu lixo. É com este objectivo que foi feita a apresentação pública de uma unidade que utiliza minhocas no tratamento de lixos domésticos.

Essa unidade será instalada em Riba de Ave (Famalicão), tendo a capacidade de tratar 1000 toneladas de resíduos em bruto. Segundo António Quintão, técnico superior de Engenharia do Ambiente, que tem acompanhado este projecto, esta é sem dúvida uma «solução para pequenos aglomerados».

A utilidade das minhocas tem vindo a crescer desde o seu aparecimento, tanto quanto o número de espécies existentes. No final de 2006 uma técnica inovadora surgiu em Portugal, onde estes bichinhos começaram a ter protagonismo no tratamento de resíduos urbanos.

As primeiras experiências foram realizadas a partir de resíduos em bruto, fornecidos pela Tratolixo, empresa de tratamento de resíduos sólidos constituída pela Associação de Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.

Neste processo, que tem como nome vermicompostagem, as minhocas são colocadas nos resíduos para que elas se alimentem dos detritos de várias origens transformando estes resíduos em húmus a partir das suas fezes. Este composto é posteriormente comercializado e considerado muito bom para fertilizar terras de cultivo como pomares ou outro tipo de plantas de jardim.

A espécie de verme utilizada é geralmente designada vermelha californiana.

Após a acção destes pequenos bichos, resta apenas desta transformação o material inorgânico que posteriormente é lavado e separado mecanicamente e feita a respectiva reciclagem.

Utilização a nível internacional

Este tipo de unidades já existia no Canadá e nos Estados Unidos, e está neste momento em expansão com projectos de crescimento em Portugal.

Segundo Rui Berkemeier, ambientalista da Associação Quercus, este tipo de tratamento oferece várias vantagens. Além de ser um tratamento económico, a vermicompostagem permite uma reciclagem de 80% e protege o ambiente. O ambientalista acrescenta ainda que em época de crise como a que se avizinha, este projecto tem a vantagem de gerar postos de trabalho.

Trata-se de um projecto tanto em larga escala como em pequena escala. Além disso, assim como o próprio ambientalista Rui Berkemeier faz, qualquer cidadão pode ter estes pequenos bichos no seu quintal a produzir fertilizante mas não em dimensões como as estações de tratamento industriais permitem.


Fonte:Portal iol

1 comentário:

Artesãs da Linha disse...

Entre Rios, Bahia, 16 de abril de 2009.

De: Maria Carmem Vieira de Oliveira
Para:Reciclagem
Reciclar para ajudar

Venho através desta, solicitar do senhor uma ajuda para darmos continuidade ao grupo de mulheres Artesãs,ao qual faço parte, do nosso município de entre Rios, Ba, na Comunidade Humaitá localizada a 13km da sede com aproximadamente 300 moradores, a 8km da BA 093 que dá acesso as praias de Porto de Sauipe,Subaúma e Massarandupio.
Esse grupo de mulheres encontraram na reciclagem do Pet(garrafa de refrigerante) uma alternativa ecologicamente correta de ajudar a preservar o Meio Ambiente, complementando a renda das famílias e conscientizando a população para os problemas ambientais, mostrando que existe soluções inteligentes onde cada um pode fazer a sua parte. As Artesãs da Linha confeccionam belíssimas bolsas com garrafas pet e crochê em vários modelos,como: porta moeda,porta celular,bolsinhas infantis,bolsas de mão,mochilas,nécessaires,porta jóias, porta celulares etc.
Pois o pouco lucro das vendas que fazemos mal dá para comprarmos os matérias necessários para a confecções de novas peças e para algumas despesas,está sendo difícil darmos continuidade aos trabalhos e mantermos o grupo, entendo também que cada cidadão deve fazer sua parte para mudarmos a realidade do nosso planeta, estamos fazendo nossa parte,pois cada bolsa confeccionada são garrafas pet que deixam de poluir o meio ambiente. Visite nossa página na internet
http://artesasdalinhaentrerios.blogspot.com
e-mail:carmem_voliveira@yahoo.com.br
Ciente de que meu pedido será atendido, agradeço desde já a atenção.


Atenciosamente,
Maria Carmem Vieira de Oliveira